Nos últimos 5 anos tenho participado de várias assembleias de sorteio de vagas de garagem, e mesmo levando em conta que cada condomínio tem suas particularidades, podemos destacar algumas ações e procedimentos comuns que contribuirão para o sucesso de sua próxima assembleia de sorteio de vagas de garagem.
Sorteio aleatório:
Para sorteios aleatórios, ou seja, quando apartamento e vagas são sorteadas simultaneamente e aleatoriamente, destacamos:
- Defina as regras do sorteio com base na Convenção e no Regulamento Interno do Condomínio.
Exemplo: Cada apartamento tem direito a uma vaga de garagem. - Regras não previstas na Convenção ou no Regulamento Interno, devem ser aprovadas previamente com o corpo diretivo ou em assembleia prévia ao sorteio.
Exemplo: Realizar o revezamento de vagas cobertas e descobertas entre moradores. - Prever a necessidade de utilização de vagas para os moradores com necessidades especiais.
Exemplo: Retirar do sorteio as vagas destinadas para pessoas com necessidades especiais.
Este é o modelo de sorteio mais rápido de se realizar e é também o modelo de sorteio mais igualitário, considerando que as chances são iguais para todos.
Sorteios de unidade e escolha de vaga (híbrido):
Sorteios híbridos, ou seja, quando somente o apartamento é sorteado e o morador escolhe qual vaga deseja utilizar, destacamos:
- Orientar moradores a montar uma lista de vagas desejadas, para que na hora da escolha, não tenham dúvidas da localização ou numeração das vagas.
- Disponibilize com antecedência os mapas da garagem para que os moradores possam conhecer e anotar as vagas que desejam escolher.
Esta ação diminui o tempo gasto pelo morador para informar qual vaga deseja ao ser chamado. E, por consequência, o tempo total do sorteio é também menor. - Nos condomínios onde as vagas são setorizadas, ou seja, existe a possibilidade de separar as vagas mais próximas de cada bloco, pode-se dar preferência para o sorteio por bloco.
Esta ação faz com que moradores não precisem esperar o sorteio dos outros blocos, diminuindo significativamente o tempo de espera e ansiedade dos condôminos. - Disponibilizar um integrante da equipe para tirar dúvidas dos moradores.
- Sempre que possível, disponibilizar a planta da garagem para destacar as vagas já escolhidas.
Desta forma, moradores saberão quais vagas estão disponíveis para escolha.
Dicas importantes:
- Não utilize os tamanhos de carros dos moradores como critério de sorteio. Alguns motivos:
- Esta ação desfavorece moradores que durante o período de vigência do sorteio trocarem de carro e foram alocados compulsoriamente em uma vaga pequena.
- Os beneficiados serão uma mínima parcela do condomínio, considerando que a necessidade de tamanhos de vagas não são supridas adequadamente, ou seja, há uma grande chance da necessidade de vagas médias ser maior do que as vagas médias disponíveis no condomínio.
- Evite restringir ou criar regras exclusivas para moradores inadimplentes.
O sorteio de vagas de garagem é um direito relacionado a propriedade e tais restrições podem ser questionadas em juízo. - Nos condomínios onde existam vagas presas, permita que moradores façam parcerias entre unidades para que eles possam ser sorteados juntos. Ou seja, ao ser sorteado com uma vaga presa o parceiro automaticamente pegará a outra vaga.
Essa iniciativa diminui atrito entre moradores que precisam retirar o carro sempre que o outro chegar ou precisar sair. - Evite criar regras muito específicas que podem trazer problemas para o condomínio. Siga o que consta no regulamento interno e na convenção do condomínio.
Estas são dicas e boas práticas utilizadas por nós da Condox, junto a nossos parceiros e clientes, para garantir o sucesso na execução de sorteios de vagas de garagem ao redor do Brasil.
Comentários